Notícias televisivas e públicos infantis: o porquê da aposta em jornalismo segmentado para as crianças

Authors

  • Patrícia Silveira Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE) - Universidade Europeia, Lisboa Faculdade de Ciências Humanas (FCH) - Universidade Católica Portuguesa, Lisboa Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) - Universidade do Minho, Braga Portugal http://orcid.org/0000-0002-3837-584X

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191467

Keywords:

crianças, perceções, notícias, media, televisão.

Abstract

Estudos recentes documentam a presença das notícias no quotidiano dos públicos infantis, mostrando que estes conteúdos são importantes para o seu conhecimento do mundo e a sua socialização (Alon-Tirosh & Lemish, 2014; Delorme, 2013; Silveira, 2019). No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, pelo que desenvolvemos este estudo com o objetivo de analisar a natureza das interações entre as crianças e as notícias. Metodologicamente, esta investigação envolveu a aplicação de inquéritos por questionário e a dinamização de grupos de foco junto de crianças a frequentar o ensino primário nas escolas do Concelho de Paredes (Distrito do Porto). Os resultados mostram que as crianças contactam habitualmente com a atualidade, sobretudo pela televisão, juntamente com a família, embora demonstrem pouco interesse em seguir certas notícias. Os resultados evidenciam que as crianças desejam contactar com notícias mais adequadas aos seus gostos e às suas capacidades de compreensão. Posto que a televisão se constitui como o meio privilegiado para as famílias e, consequentemente, os públicos infantis, acompanharem a atualidade, julgamos que as conclusões apontadas no artigo poderão servir para informar as empresas mediáticas e outros agentes sobre aspetos a considerar no desenvolvimento de espaços informativos concebidos para os mais novos.

Author Biography

Patrícia Silveira, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE) - Universidade Europeia, Lisboa Faculdade de Ciências Humanas (FCH) - Universidade Católica Portuguesa, Lisboa Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) - Universidade do Minho, Braga Portugal

Com um Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação, Patrícia Silveira é Professora Auxiliar no IADE - Universidade Europeia, e Professora Auxiliar Convidada na FCH - Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. É também Investigadora Integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).

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Published

2019-06-05

How to Cite

Silveira, P. (2019). Notícias televisivas e públicos infantis: o porquê da aposta em jornalismo segmentado para as crianças. Observatorio (OBS*), 13(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191467

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