Mediação digital para a inovação territorial: um estudo de caso múltiplo em redes sociais digitais

Oksana Tymoshchuk, Ana Margarida Almeida, Fernando Ramos, Luis Pedro, Paula Alexandra Silva, Denis Renó

Abstract


As redes sociais digitais são espaços infocomunicacionais contemporâneos que estão a influenciar o desenvolvimento social e económico dos territórios. No entanto, o papel das redes sociais digitais nos processos de inovação territorial de base comunitária ainda não foi suficientemente explorado, carecendo de aprofundamento dada a escassez de estudos científicos e de publicações sobre este tema. Neste artigo procura-se contribuir para a compreensão do papel das redes sociais digitais na promoção de cenários efetivos de inovação territorial nas áreas do Turismo e da Saúde e Bem-estar. Neste sentido, realizou-se um benchmarking do uso das redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube) de iniciativas locais, na tentativa de identificar exemplos de boas práticas de utilização destas redes para a dinamização de projetos de inovação territorial. Embora as redes sociais selecionadas se distingam pelo número de seguidores e tenham diferentes níveis de envolvimento e colaboração entre os utilizadores, pudemos observar, neste levantamento de dados, os principais fatores motivadores para a participação das iniciativas estudadas. Pese embora a especificidade dos casos estudados, considera-se que o estudo apresenta um contributo para construir uma visão mais analítica sobre as práticas de gestão das redes sociais; os resultados alcançados poderão ser utilizados para extrair recomendações para a consolidação efetiva de estratégias que visam a promoção da capacidade de iniciativa das comunidades locais.

Keywords


Comunicação; Mediação digital; Inovação territorial de base comunitária; Redes sociais digitais.

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DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191435

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