Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar

Authors

  • Marisa Mourão Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal
  • Sara Pereira Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma Universidade

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS12420181346

Keywords:

Literacia Mediática, Educação para os Media, rádio, adolescentes, escola

Abstract

Não podendo a cidadania ser pensada à margem do papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade, torna-se essencial delinear estratégias de Educação para os Media que permitam o desenvolvimento de competências de acesso, de análise crítica dos media e de produção de conteúdos. Foi com base neste objetivo que desenvolvemos, em contexto escolar, um projeto de investigação-ação centrado na rádio e no seu potencial para a promoção de competências de Literacia Mediática. Neste âmbito, e tendo por base o Referencial de Educação para os Media (Pereira et al., 2014) homologado pelo Ministério da Educação, foi dinamizado um ateliê de comunicação radiofónica com uma turma de 23 alunos do 8.º ano do ensino básico de uma escola do norte do país. Nesta ação, que decorreu ao longo 12 aulas de Educação para a Cidadania, os estudantes assumiram um papel ativo na troca de experiências e saberes, foram sensibilizados para a importância do som e da rádio, adquiriram conhecimentos sobre o mundo radiofónico e desenvolveram competências comunicativas e de produção criativa. O trabalho desenvolvido evidenciou o potencial da comunicação radiofónica na promoção da Literacia Mediática e, em simultâneo, da participação e da cidadania dos jovens.

Author Biographies

Marisa Mourão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho

Sara Pereira, Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma Universidade

SARA PEREIRA é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma Universidade. É atualmente Diretora do Departamento de Ciências da Comunicação e foi Diretora do Mestrado ‘Comunicação, Cidadania e Educação’ no período 2010-2015. No domínio da atividade de investigação, tem como principais áreas de interesse a relação das crianças e dos jovens com os media; a oferta mediática para o público jovem; os estudos de audiências e a educação para os media/literacia mediática. É sobre estas matérias que versam as suas publicações em revistas e livros nacionais e internacionais. Tem coordenado projetos nacionais e europeus, tendo concluído recentemente os projetos TRANSMEDIA LITERACY EXPLOITING TRANSMEDIA SKILLS AND INFORMAL LEARNING STRATEGIES TO IMPROVE FORMAL EDUCATION, financiado pela União Europeia no âmbito do programa H2020 e E-MEDIA EDUCATION LAB, projeto no quadro do programa Erasmus+. Em 2009 recebeu um prémio da Evens Foundation, Bélgica, pelo projeto MEDIA EDUCATION IN BOOKLETS. LEARNING, KNOWING, ACTING.

Downloads

Published

2018-11-26

How to Cite

Mourão, M., & Pereira, S. (2018). Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar. Observatorio (OBS*), 12(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS12420181346

Issue

Section

Articles