O Programa “Mais Médicos” na Mídia Brasileira: estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS1122017894Keywords:
Programa Mais Médicos, Comunicação em saúde, Saúde ColetivaAbstract
O Programa Mais Médicos foi instituído, no Brasil, em 2013. Desde então, tem recebido especial atenção da mídia em decorrência de suas inovações no campo da atenção à saúde, mas também pelo fato de incluir médicos provenientes de outros países para atuarem aqui. O objetivo deste trabalho é compreender o estado da arte do conhecimento produzido academicamente sobre a relação da mídia com o Programa Mais Médicos. Utiliza a revisão narrativa como metodologia e se divide em duas partes: a primeira, de caráter histórico e, a segunda, reservada a indicar as análises acadêmicas sobre a produção midiática relativa ao Programa. Identifica um volume ainda modesto de pesquisas sobre este tema e que os resultados conhecidos se referem prioritariamente ao período de anúncio, lançamento e início da execução do Programa. Conclui que as pesquisas realizadas já permitem indicar ao menos três elementos importantes que caracterizam a cobertura da imprensa brasileira acerca do Mais Médicos: o viés político, a polarização das opiniões inicialmente veiculadas e o princípio do que se pode considerar uma mudança de enfoque, a partir do momento em que pesquisas de opinião revelam a aprovação popular do programa.Downloads
Published
2017-07-07
How to Cite
Gallas, N. I., Almeida, J. D. L. de, Faria, M. A. de, de Paula, D. M. P., Mello, V. R. C., & Rocha, C. M. F. (2017). O Programa “Mais Médicos” na Mídia Brasileira: estado da arte. Observatorio (OBS*), 11(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS1122017894
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