As ONG nos media - Um olhar sobre o discurso jornalístico da RTP, TSF, Público e agência Lusa

Sónia Lamy

Abstract


As Organizações não Governamentais (ONG) representativas de uma voz da sociedade civil vêm nos media a projeção do trabalho desenvolvido. Diariamente há uma presença relativamente regular de vozes não governamentais nos meios de comunicação social. Consideramos que as ONG contribuem para o estímulo do debate público sobre questões sociais, através dos media. Este texto apresenta alguns do principais resultados de uma investigação em que foram analisadas 462 notícias. Os temas, as estratégias de comunicação, as principais vozes presentes e o tom dos porta-vozes da informação são algumas das questões sobre as quais nos debruçamos no sentido de observar e compreender o discurso jornalístico produzido, com base nas vozes das ONG.

Keywords


Non Governmental Organizations; Journalism; News sources; News discourse

Full Text:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7458/obs1042016924

License URL: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/