A representação feminina na mídia esportiva: o caso Fernanda Colombo.

Authors

  • Soraya Barreto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS1012016876

Keywords:

Mulher, Futebol, Mídia, Representação, Discurso.

Abstract

Fundamentada na abordagem teórico-metodológica nos estudos culturais e nos estudos de gênero, pretendemos discutir a representação da mulher no futebol em Pernambuco. Um dos aspectos pouco conhecidos da história do futebol remete à inserção da mulher nesse universo “naturalizado” masculino. Objetiva-se compreender a representação midiática da mulher nos gramados. Pretende-se, dessa forma, analisar as formas de integração permitidas e proibidas às mulheres, e, sobretudo, os significados encerrados em tais permissões e proibições. O objeto de análise se centra na cobertura midiática da chegada da bandeirinha catarinense Fernanda Colombo ao Recife. Com efeito, analisaremos as peças produzidas nos dois principais jornais do estado: Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. O recorte metodológico se deu através da técnica da análise de discurso à luz das teorizações de Pecheux e Maingueneau, que nos possibilitou decifrar as intenções explícitas e implícitas dos enunciados.

Author Biography

Soraya Barreto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Publicitária e professora do departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Observatório de Gênero e Comunicação da UFPE. Coordenadora do GT " Gênero e Comunicação" da Redor.

Downloads

Published

2016-03-01

How to Cite

Barreto, S. (2016). A representação feminina na mídia esportiva: o caso Fernanda Colombo. Observatorio (OBS*), 10(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS1012016876

Issue

Section

Articles