De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspetivas dos nativos digitais

Authors

  • Magda Sofia Roberto University of Beira Interior
  • António Fidalgo Reitor da UBI e Coordenador do LabCom. LabCom-Online Communication Lab, Universidade da Beira Interior, Departamento de Comunicação e Artes, Avenida Marquês d'Ávila e Bolana, 6201-001, Covilhã, Portugal.
  • David Buckingham Professor Catedrático em Ciências da Comunicação, Department of Social Sciences, Loughborough University, Leicestershire, LE11 3TU, Reino Unido.

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS912015819

Keywords:

Idadismo, Infoexclusão, Literacia Digital, Nativos Digitais, Teórico-Prático

Abstract

A infoexclusão e a literacia digital são temas presentes no debate científico devido ao acentuado progresso tecnológico. Neste trabalho qualitativo analisamos as perceções dos nativos digitais sobre esta problemática, nomeadamente as suas reflexões sobre a desigualdade digital entre jovens e séniores. Centro e trinta e cinco estudantes universitários responderam a várias questões abertas através de questionário. Os resultados apresentam uma visão tecnológica funcional ancorada em perceções idadistas. Apesar de os nativos digitais dominarem o uso das novas tecnologias, é fundamental expandirem o seu conhecimento teórico sobre a infoexclusão para que possa existir a compreensão necessária para uma aposta na literacia digital dirigida a todos os públicos.

Downloads

Published

2015-02-06

How to Cite

Roberto, M. S., Fidalgo, A., & Buckingham, D. (2015). De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspetivas dos nativos digitais. Observatorio (OBS*), 9(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS912015819

Issue

Section

Articles