Reflexões sobre o papel do Jornalismo Ambiental diante dos riscos da sociedade contemporânea

Authors

  • Eloisa Beling Loose Universidade Federal do Paraná - UFPR/Brasil
  • Ângela Camana Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS922015797

Keywords:

Jornalismo Ambiental, Riscos, Enfrentamento, Problemas ambientais, Princípio da precaução.

Abstract

Este texto de caráter analítico-reflexivo pretende discutir o papel e as potencialidades do Jornalismo Ambiental, enquanto concepção transformadora do pensamento moderno e hegemônico – no qual homem e natureza aparecem separadas –, diante da perspectiva que a sociedade contemporânea está cercada por riscos advindos da intensificação da relação entre o capitalismo e o desenvolvimento tecnológico. Busca-se compreender como o Jornalismo Ambiental, comprometido com a sustentabilidade da vida, pode auxiliar no enfrentamento de tais riscos a partir de uma breve análise de notícias sobre deslizamentos publicadas sem levar em conta os preceitos de um jornalismo engajado nem o princípio de precaução – este último visto como fundamental quando se lida com incertezas.

Author Biographies

Eloisa Beling Loose, Universidade Federal do Paraná - UFPR/Brasil

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental CNPq/UFRGS e do Grupo de Pesquisa Interfaces: Comunicação, Educação e Meio Ambiente da UFPR. E-mail: eloisa.loose@gmail.com.

Ângela Camana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/Brasil

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é estudante de Ciências Sociais na UFRGS e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação na mesma universidade com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental CNPq/UFRGS. E-mail: angela.camana@hotmail.com.

Downloads

Published

2015-04-15

How to Cite

Loose, E. B., & Camana, Ângela. (2015). Reflexões sobre o papel do Jornalismo Ambiental diante dos riscos da sociedade contemporânea. Observatorio (OBS*), 9(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS922015797

Issue

Section

Articles