Onde está o Wally? (In)visibilidades sobre mulheres e política nas práticas de receção jornalística

Authors

  • Anabela Santos Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho
  • Rosa Cabecinhas Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho
  • Carla Cerqueira Carla Cerqueira é bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), dedicando-se sobretudo aos estudos sobre género e media. É doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade de Psicologia da Comunicação, pela Universidade do Minho, Portugal, e vice-chair da secção de Género e Comunicação da ECREA.

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS912015796

Keywords:

estudos de receção, mulheres e política, representações mediáticas, estudos feministas dos média.

Abstract

Este artigo analisa o modo como os públicos jovens compreendem, interpretam e se posicionam em relação às representações mediáticas de mulheres que desempenham cargos políticos. Com base na análise do material que resultou da realização de grupos focais, este artigo mostra que a existência de assimetrias de género nos média informativos não é considerada pelos públicos (jovens) como uma questão relevante. A maioria das/os participantes adotou posicionamentos tranquilizadores relativamente à representação qualitativa de mulheres que exercem cargos políticos, tendo revelado a falta de consciência crítica sobre as consequências da manutenção de relações de poder desiguais no contexto mediático. Além disso, procurando explicar as causas subjacentes aos paradigmas representacionais identificados, as/os participantes raramente questionaram os fatores económicos, socioculturais e políticos que influem na produção noticiosa. Enformado por uma perspetiva feminista, este estudo sublinha, assim, a necessidade de promover a literacia crítica mediática juntos dos públicos com vista à desconstrução de assunções de género hegemónicas, bem como de se refletir sobre os eventuais impactos das representações mediáticas ao nível da (re)configuração do espaço político/público.

Author Biographies

Anabela Santos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho

Anabela Santos é bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto “O Género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista” (CECS-UMinho). É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, bem como em Ciência Política pela Russian State University for the Humanities.

Rosa Cabecinhas, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho

Rosa Cabecinhas é doutorada em Ciências da Comunicação e Professora Associada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Entre as suas obras destacam-se os seguintes livros: “Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial” (2007), “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios” (2008) e “Narratives and Social Memory: Theoretical and Methodological Approaches” (2013).

Carla Cerqueira, Carla Cerqueira é bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), dedicando-se sobretudo aos estudos sobre género e media. É doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade de Psicologia da Comunicação, pela Universidade do Minho, Portugal, e vice-chair da secção de Género e Comunicação da ECREA.

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho

Downloads

Published

2015-02-06

How to Cite

Santos, A., Cabecinhas, R., & Cerqueira, C. (2015). Onde está o Wally? (In)visibilidades sobre mulheres e política nas práticas de receção jornalística. Observatorio (OBS*), 9(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS912015796

Issue

Section

Articles