Quando o conhecimento é um produto. Agentes transdisciplinares de mobilização do Conhecimento. Um estudo de caso

Filipa Martins Ribeiro

Abstract


A partilha e mobilização de conhecimento como estratégia de comunicação e de gestão de conhecimento é o tema deste artigo que tem como objectivo identificar mecanismos que possam ser disponibilizados por pequenas empresas para que conhecimento e aprendizagem se tornem úteis. Que características do conhecimento são importantes partilhar? Que factores podem influenciar os mecanismos de transferência de conhecimento a nível interno dentro de entidades I&D, das entidades I&D para sociedade e entre estes para a sociedade? Como gerir organizações de partilha de conhecimento? Com este trabalho e com a análise descritiva que fizemos dos mecanismos de transferência de conhecimento, concluímos que as ferramentas de gestão de conhecimento são os instrumentos utilizados pelos mecanismos de transferência de conhecimento, o que também a nível metodológico, vem mostrar que a própria transferência de conhecimento é, por si só, uma área transdisciplinar de configuração, também ela transdisciplinar, que transforma o conhecimento num produto.



When knowledge becomes a product. Transdisciplinary agents of knowledge mobilization. A case-study.

The allotment and mobilization of knowledge as a strategy of communication and knowledge management is the subject of this article. The aim is to identify mechanisms that can be placed by small companies so that knowledge and apprenticeship become useful tools. Which characteristics of knowledge are important to share? Which factors can influence the internal mechanisms of knowledge transfer within R&D institutions and between R&D institutions and society? How to manage knowledge based organizations? Through a descriptive analysis of knowledge transfer mechanisms, we conclude that the tools of knowledge management are the instruments used by the mechanisms of knowledge transfer, which shows that the proper knowledge transfer is, by itself, a transdisciplinary field that transforms knowledge into a product.

Keywords


gestão de conhecimento, transdisciplinaridade, empresas, Knowledge management, transdisciplinarity, entreprises, Knowledge management, transdisciplinarity, entreprises

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS12200772