Inovações de linguagem no documental 33

Authors

  • Denis Porto Renó Universidad del Rosario
  • Sandra Lucia Ruiz Universidade do Rosario

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS712013621

Keywords:

Communication, documentary, transmedia storyteling, audiovisual narratives

Abstract

O documentário 33 foi amplamente estudado por investigadores do campo do audiovisual, mas ainda não recebeu como filosofia de análise uma mistura entre as narrativas audiovisuais e as narrativas transmídia. Este artigo apresenta, a partir de um estudo anterior sobre o tema, resultados de uma análise aprofundada sobre a mescla dessas duas narrativas a partir da obra 33, de Kiko Goifman. Espera-se, a partir deste artigo, que adota como metodologias a análise fílmica e um estudo qualitativo, oferecer subsídios para uma melhor compreensão não somente sobre a obra, mas também sobre a mistura das duas narrativas, fundamental preocupação para a comunicação audiovisual contemporânea.

Author Biographies

Denis Porto Renó, Universidad del Rosario

Jornalista e documentarista, mestre e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Sao Paulo, possui pós-doutorado sobre Jornalismo Transmidia pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e desenvolve atualmente nova investigação de pós-doutorado sobre Touch Hiperjornalismo pela Universidade de Aveiro (Portugal). É professor associado do Programa de Jornalismo e Opinião Pública da Universidade do Rosario (Colômbia).

Sandra Lucia Ruiz, Universidade do Rosario

Jornalista e documentarista, mestre em Narrativas Audiovisuais (Universidade Carlos III de Madri) é coordenadora e professora investigadora do Programa de Jornalismo e Opinião Pública da Escola de Ciencias Humanas (Universidade do Rosario).

Downloads

Published

2013-03-12

How to Cite

Renó, D. P., & Ruiz, S. L. (2013). Inovações de linguagem no documental 33. Observatorio (OBS*), 7(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS712013621

Issue

Section

Articles