Comunicação como exercício de cidadania: um estudo comparativo de experiências no Brasil e em Portugal

Tarciana de Queiroz Mendes Campos, Paulo Júnior Silva Pinheiro

Abstract


Na cidade de Fortaleza, na região Nordeste do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Catavento Comunicação e Educação propuseram para quatro escolas públicas uma nova metodologia de abordagem dos temas transversais da educação, a qual consiste na produção de programas de rádio sobre os temas pelos próprios estudantes e educadores. Uma iniciativa similar ocorreu em Portugal, com estudantes de escolas públicas administradas pela Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa. Os estudantes foram selecionados para integrar o Centro de Artes e Formação – CAF criado pelo governo para a realização de atividades socioculturais com os jovens da comunidade. Este artigo propõe uma comparação entre as experiências brasileira e portuguesa para observar como a produção e a troca de informações, gerenciadas pela própria comunidade, podem complementar atividades em sala de aula nas escolas e promover a cidadania.

Keywords


Comunicação; Educação; Cidadania; Juventude; Brasil; Portugal

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DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS542011534