A charge muito além dos fatos: Análise dos elementos plásticos na enunciação de humor

Authors

  • Fabiano Maggioni Universidade Federal de Santa Maria
  • Adair Caetano Peruzzolo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS432010377

Keywords:

Charge, imagem, efeitos de sentido, estratégias midiáticas, linguagem da imagem.

Abstract

O presente artigo busca mostrar o desempenho significante do desenho de humor, basicamente sob a ótica dos valores de sua plasticidade. Para tanto, são analisados elementos morfológicos, dinâmicos e escalares da composição icônica e estabelecidos os efeitos de sentido que os mesmos procuram organizar. A hipótese de trabalho gira em torno do pensamento de que, muito além de um discurso jornalístico-informativo, a imagem, na sua natureza polidimensional é capaz de representações significantes determinadas pela sua natureza iconográfica. De modo que esta análise se ocupa das significações plásticas no seu entrelaçamento com as significações semânticas.

Author Biographies

Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM de Porto Alegre. Graduado em Comunicação Social pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Adair Caetano Peruzzolo, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutorado na Universidad Autonoma de Barcelona. Doutorado e Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Filosofia – Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Published

2010-10-04

How to Cite

Maggioni, F., & Peruzzolo, A. C. (2010). A charge muito além dos fatos: Análise dos elementos plásticos na enunciação de humor. Observatorio (OBS*), 4(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS432010377

Issue

Section

Articles