Os blogs como técnica de marketing 2.0 para as empresas informativas

Maria Salgueiro, Jose Sixto

Abstract


Com o desenvolvimento das novas tecnologias, todo o tipo de organizações – entre elas as empresas informativas – emprega estratégias próprias do marketing e da Internet como apoio à fidelidade da marca e prospecção de novos mercados. O e-marketing é uma das alternativas cada vez mais empregadas pelas entidades para difundir e promover os seus produtos e, ao mesmo tempo, atrair clientes para a sua página.
Os blogs tornaram-se um dos canais emergentes de marketing na Internet. A investigação pretende identificar aqueles elementos utilizados pelas empresas de comunicação para criar um valor acrescentado aos produtos que oferecem.
Para verificar esta hipótese, tanto nos meios de titularidade pública como privada, se propôs o estudo da secção de "Blogs" do jornal de maior tiragem e difusão na Galiza, La Voz de Galicia, e da Rádio e Televisão Pública Espanhola, a RTVE. A técnica metodológica utilizada foi a análise do conteúdo, mediante a elaboração de uma ficha de análise criada para esse fim. Entre os parâmetros objeto de estudo figuram a autoria, definição do âmbito temático, estruturação e sindicação de conteúdos, atualização dos mesmos, e sistemas de navegação e de interação.
Os resultados iniciais apontam os blogs como elemento eficaz para os interesses particulares das empresas informativas, já que supõem um elemento de fidelidade e expressão ao meio, mantendo a consonância com a sua linha editorial. Será, portanto, uma das principais vias pelas quais o e-Marketing percorrerá num futuro imediato.

Keywords


e-Marketing, blogs, feed-back, mass media companies

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS342009291