Dinâmicas de circulação de conteúdo (des)informativo sobre a COVID-19 no WhatsApp, nos media e nas redes sociais online.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS0020211926

Keywords:

COVID-19, pandemia, desinformação, WhatsApp, redes sociais online,

Abstract

A pandemia provocada pela COVID-19 trouxe para um lugar de destaque a desinformação em saúde, quer ao nível direto do seu impacto e à perda de vidas humanas, quer na consciencialização das populações acerca da sua existência e da sua perigosidade. Um ano transcorrido, analisam-se comparativamente dois momentos distintos com divulgação viral de conteúdo desinformativo relacionado com a COVID-19 em Portugal: um no início da pandemia, em março de 2020, e outro mais recente, em fevereiro de 2021. Em ambos os momentos, conteúdos informativos gerados no WhatsApp foram partilhados em redes abertas, como o Facebook e o Twitter e chegaram à agenda dos media. O que nos leva à pergunta de partida: “Como é que evolui a reação dos utilizadores e dos stakeholders, nesses dois momentos, perante desinformação com origem no Whatsapp?” Procuramos identificar diferenças nos processos de divulgação e partilha de conteúdo desinformativo e nas reações dos utilizadores e stakeholders envolvidos, direta ou indiretamente, nos mesmos. A principal conclusão é que o WhatsApp permanece a plataforma de divulgação privilegiada de conteúdo desinformativo da COVID-19 em Portugal, com um evidente desenvolvimento da consciencialização e envolvimento da sociedade civil no combate da mesma.

Downloads

Published

2021-05-04

How to Cite

Moreno, J., Narciso, I., & Sepúlveda, R. (2021). Dinâmicas de circulação de conteúdo (des)informativo sobre a COVID-19 no WhatsApp, nos media e nas redes sociais online. Observatorio (OBS*). https://doi.org/10.15847/obsOBS0020211926