A comunicação política na Internet - Análise dos websites dos partidos políticos em Itália

António Magalhães Cardoso

Abstract


Este trabalho tem por objectivo fornecer um panorama geral sobre a relação entre a comunicação política e a Internet em Itália, no sentido de compreender como este novo meio de comunicação consegue modificar os hábitos políticos dos partidos e dos cidadãos, fazendo uso das potencialidades de que se dispõem para melhorar a política, tendo presente que a “jovem idade” da Web não permite julgar eficazmente a questão. Considerou-se interessante estudar as possíveis aplicações da Internet no campo político, verificar as modalidades pelas quais os partidos as adoptam, e avaliar as vantagens de um modelo comunicativo na Rede que, à diferença do vertical e unidireccional dos media tradicionais, se altera para um outro bidirecional; por um lado presta-se a fornecer às mãos das instituições e das associações políticas um formidável instrumento para veicular informação aos cidadãos mas, por outro lado, permite a reactivação do processo inverso, ou seja, a participação activa dos cidadãos no debate político.


Political Communication in the Internet – Website Analysis of the Political Parties in Italy

The main goal for this project is to provide an overview about the relationship between political communication and Internet in Italy, to understand how this new media of communication can change both citizen and political party habits, making use of potential available to improve politics, bearing in mind that web’s ‘youth’ does not allow the efficient judgement in this question. It was interesting to study possible applications of the Internet in the political field, check the ways in which the parties adopt and evaluate the advantages of a communicative model in the Network that the difference of vertical and unidirectional of traditional media are changing to another bidirectional. On the one hand, lends itself to provide the hands of institutions and associations policies a formidable tool for relaying information to citizens but on the other hand, allows the resumption of the reverse process, namely the active participation of citizens in political debate.

Keywords


Internet, websites, marketing, comunicação, politica, politics, marketing, political communication

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DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS242008173