Reflexões sobre ética e autorregulação no exercício do jornalismo por amadores

Authors

  • Dairan Mathias Paul Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil
  • Rogerio Christofoletti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS13320191430

Keywords:

não-jornalistas, ética jornalística, autorregulação, deontologia do jornalismo, pro-am.

Abstract

O artigo apresenta percepções de não-jornalistas de dois coletivos brasileiros sobre valores deontológicos do jornalismo. A partir de entrevistas com membros do Mídia Independente Coletiva e do Carranca, debatemos possibilidades de autorregulação nas rotinas de amadores que praticam atos de jornalismo, ou seja, apuram e divulgam informações por conta própria, sem filtros editoriais de veículos jornalísticos. Conclui-se, entre outros aspectos, que os sujeitos da pesquisa reconhecem os valores da deontologia jornalística, mas se mostram resistentes à autorregulação por verem nela um caminho de censura às suas práticas.

Author Biographies

Dairan Mathias Paul, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil

Dairan Mathias Paul é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é mestre na mesma área pela UFSC. É pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Rogerio Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil

Rogério Christofoletti é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Pesquisador do CNPq, é um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Downloads

Published

2019-08-27

How to Cite

Paul, D. M., & Christofoletti, R. (2019). Reflexões sobre ética e autorregulação no exercício do jornalismo por amadores. Observatorio (OBS*), 13(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS13320191430

Issue

Section

Articles