Fake news: una revisión sistemática de la literatura

Authors

  • Pablo Parra Valero Departamento de Biblioteconomía y Documentación – Universidad Complutense – España
  • Lídia Oliveira University of Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS12520181374

Keywords:

Fake news, post-verdad, revisión sistemática de la literatura, Scopus, Web of Science

Abstract

El artículo se construye a partir de una revisión sistemática de la literatura sobre fake news y post-verdad usando las bases de publicaciones científicas Web of Science y Scopus, acompañada de una reflexión analítica. A partir de los datos recogidos en estas dos fuentes se muestra la evolución del número de publicaciones sobre fake news y post-verdad. Después, de los 482 documentos de todas las tipologías recuperadas de Scopus, sólo se consideraron los documentos de tipología artículo en texto completo, en un total de 91. A partir de su análisis se sistematizan las ideas en ellos contenidas, las metodologías utilizadas y las propuestas presentadas para combatir las fake news. Los resultados evidencian que fue a partir de 2016 cuando el crecimiento exponencial de publicaciones dobla el tema de la fake news y post-verdad. El tema es tratado de forma transversal en diversas áreas científicas, con más incidencia en el área de la comunicación, además, una parte significativa de publicaciones abordan estudios de caso y otra no explicita la metodología utilizada. En cuanto a las soluciones presentadas para superar o mitigar el problema de las fake news son de diversa índole: alfabetización informacional; algoritmos y procedimientos automáticos; crowdsourcing y verificadores profesionales.

Author Biography

Lídia Oliveira, University of Aveiro

Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra, 1990, com 16 valores. Mestrado em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro (em parceria com as Universidades de Valenciennes e Mons), 1995, com Muito Bom. Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação na Universidade de Aveiro, 2002, aprovado por unanimidade, com a tese: Implicações Cognitivas e Sociais da Globalização das Redes de Comunicação. Pós-Doutoramento com o Projecto de Investigação intitulado: A comunicação na comunidade científica – o uso das novas tecnologias da comunicação na criação e promoção de redes sociais, a realizar de Fevereiro de 2009 a Fevereiro de 2010, integrado no Núcleo de Estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade, no CES – Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado, Universidade de Coimbra, sob a supervisão do investigador Tiago Santos Pereira. Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde lecciona desde 1995/96. Actualmente, regente das Unidades Curriculares de Ergonomia Cognitiva, Cibercultura, no âmbito da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, e da disciplinas Cultura de Convergência nos Media no âmbito do Programa de Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Para além das disciplinas de que é regente colabora nas disciplinas de Seminário e preparação de Tese no âmbito mestrado e do doutoramento. Autora dos Programas das Unidades Curriculares das quais é regente e autora do programa da Unidade Curricular Redes e Ecologia dos Media, no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia e da Unidade Curricular e da Unidade Curricular Bibliotecas Digitais em contexto escolar do Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares.

Downloads

Published

2018-10-29

How to Cite

Valero, P. P., & Oliveira, L. (2018). Fake news: una revisión sistemática de la literatura. Observatorio (OBS*), 12(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS12520181374