Rede de mentiras: a propagação de fake news na pré-campanha presidencial brasileira

Authors

  • Ricardo Ribeiro Ferreira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS12520181272

Keywords:

fake news, notícias falsas, pós-verdade, eleições, brasil

Abstract

A disseminação de conteúdo falso ou fora de contexto e seu impacto em processos de decisão das democracias ocidentais ganharam nova força com as redes sociais e voltaram a ser objeto de muitas análises, em especial depois dos resultados do referendo do Brexit e de eleições nos EUA e na Europa, em 2016 e 2017. Revisando estudos sobre estes acontecimentos e discutindo em bases teóricas e empíricas as causas e efeitos das fake news na Web 2.0, este artigo identifica a quantidade e a distribuição deste tipo de conteúdo no cenário pré-eleitoral brasileiro. Foram rastreados os links que continham os nomes dos principais possíveis candidatos à Presidência do Brasil em 2018 com o maior engajamento (compartilhamento e interações) nas redes sociais em 2017 e, após classificação utilizando critérios definidos, o desempenho das fake news foi comparado com o das notícias da mídia mainstream. Dois dados se destacam: o engajamento das fake news foi até três vezes maior que o engajamento em conteúdos de veículos de comunicação tradicionais e, nos casos dos dois melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto até o momento da coleta de dados, situados em lados opostos do espectro ideológico, os conteúdos falsos respondem por mais da metade dos engajamentos.

Author Biography

Ricardo Ribeiro Ferreira, Universidade de Coimbra

mestrando de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Published

2018-10-29

How to Cite

Ribeiro Ferreira, R. (2018). Rede de mentiras: a propagação de fake news na pré-campanha presidencial brasileira. Observatorio (OBS*), 12(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS12520181272