Adultos com Deficiência Intelectual e Meios Digitais: Desenvolvimento Participativo de uma Campanha Audiovisual

Authors

  • Catarina Alves Marques Departamento de Comunicação e Arte/ Universidade de Aveiro
  • Rita Santos DigiMedia/Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda/Universidade de Aveiro
  • Ana Margarida Almeida DigiMedia/Departamento de Comunicação e Arte/Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS12420181237

Keywords:

Meios Digitais, deficiência intelectual, design participativo, audiovisual, inclusão digital

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo o desenvolvimento participativo e avaliação de uma campanha audiovisual de sensibilização para a importância do uso dos meios digitais por parte de adultos com deficiência intelectual. O desenvolvimento da campanha envolveu um grupo de oito pessoas com deficiência intelectual, que colaborou nas fases de conceção, produção e pós-produção. Numa primeira fase, através das entrevistas e pela observação durante as sessões de trabalho, foi possível caracterizar o perfil de experiência digital e audiovisual dos participantes. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento da campanha, tendo-se verificado que os contributos dos participantes com deficiência intelectual centraram-se na tomada de decisão, através de votações e, nas gravações, enquanto técnicos de imagem, som e elenco. Após o lançamento da campanha, aplicou-se um inquérito por questionário final que revelou a grande importância atribuída à temática e mostrou um feedback positivo relativamente à campanha audiovisual produzida, tanto em termos de conceção como ao nível de poder sensibilizador.

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Published

2018-11-26

How to Cite

Marques, C. A., Santos, R., & Almeida, A. M. (2018). Adultos com Deficiência Intelectual e Meios Digitais: Desenvolvimento Participativo de uma Campanha Audiovisual. Observatorio (OBS*), 12(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS12420181237

Issue

Section

Articles