A autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS11320171150

Keywords:

online dating, self-presentation, Tinder, online relationships, impression management, mediation

Abstract

As plataformas de online dating são uma realidade cada vez mais presente, no entanto é escassa a investigação relativa aos utilizadores portugueses. Desta forma a investigação desenvolvida no presente artigo teve como objetivo principal explorar as estratégias de autoapresentação mediada dos utilizadores portugueses e do processo de construção de perfis individuais na rede de online dating Tinder. O desenho da pesquisa mobilizou procedimentos de recolha de dados assente numa metodologia mista, combinando metodologias qualitativas e quantitativas, através da articulação da recolha de dados via observação não participante de 200 perfis (resultando num corpus de 701 fotografias e 87 textos), entrevista (10) e consequente análise de conteúdo. Como principais resultados e através da triangulação da análise dos resultados obtidos, foi possível observar singularidades, mas também padrões, nas práticas de autoapresentação e desempenho identitário, tanto em termos de imagens, como na informação textual. As diferentes estratégias envolvidas na autoapresentação demonstraram a reflexividade acionados pelos sujeitos num jogo dialético de expectativas recíprocas e leitura dos contextos mediados colapsados e audiências imaginadas. Encontraram-se fortes regularidades sociais, que demonstraram o carácter situacional da apresentação do eu que adapta as lógicas de ação a diferentes contextos. Foi assim evidenciada a “ordem da interação” (Goffman, 1983) num contexto mediado de autoapresentação pública cada vez mais colapsado em rede e em que as fronteiras com o privado (bastidores) são cada vez mais ténues.

Author Biography

Jorge Vieira, ISCTE-IUL CIES-IUL OBERCOM

Jorge Vieira Professor Auxiliar Convidado Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL Investigador Associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) Investigador do Observatório da Comunicação (OberCom)

Downloads

Published

2017-09-28

How to Cite

Vieira, J., & Sepúlveda, R. (2017). A autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder. Observatorio (OBS*), 11(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS11320171150

Issue

Section

Articles