Parlamento midiático: análise da programação da TV Câmara do Brasil sob a ótica dos parlamentes, dos mediamakers e do público

Antonio Teixeira de Barros, Cláudia Regina Fonseca Lemos

Abstract


Estudo sobre o uso da televisão pelo parlamento brasileiro, com base no exame da política de programação da TV Câmara, de 2010 a 2016. A pesquisa identifica quatro estratégias que a emissora emprega para ampliar as possibilidades de divulgação política: a transmissão ao vivo das sessões legislativas; a divulgação de informações políticas no formato de telejornal; a realização de debates e de entrevistas; e a produção de programas históricos, culturais e documentários. O artigo avalia os conteúdos sob a perspectiva dos mediamakers, dos parlamentares e do público. Mostra que os mediamakers defendem que a programação da emissora deve ser instrumento de promoção da transparência das atividades legislativas, do debate público e da cultura nacional. Já os deputados reivindicam maior atenção às suas atividades, inclusive bases eleitorais, enquanto o público destaca a função de monitoramento das atividades legislativas.

Keywords


Mídia e parlamento. Televisão e parlamento. Comunicação política e televisão.

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DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191114

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