A Construção Mediática da Corrupção Política. Opinião e Informação sobre os casos BPN, Freeport e Face Oculta nos noticiários televisivos portugueses

Rita Figueiras

Abstract


Este artigo pretende contribuir para um melhor conhecimento acerca do modo como os comentadores abordaram nos noticiários televisivos do prime-time dos canais generalistas portugueses três dos casos de corrupção mais mediatizados nos últimos anos em Portugal: os casos BPN, Freeport e Face Oculta. Analisamos os temas, atores, tom e estilo dos comentários sobre os casos de corrupção e aferimos a conexão entre a narrativa do comentário e a da cobertura jornalística sobre os mesmos casos.
O estudo permitiu concluir que a cobertura noticiosa foi o expectável ponto de partida dos comentários, mas em sede da opinião identificámos a produção de uma narrativa muito diferente da noticiosa. Os comentadores ordenaram e relevaram os factos de modo distinto e construíram uma narrativa conflitual, consubstanciada em tons negativos sobre o que entenderam ser o comportamento desadequado dos atores envolvidos. Propuseram uma versão dos acontecimentos em cuja narração encontramos histórias personificadas sobre a luta de poder nas e entre as mais altas instâncias das esferas política, judicial e de regulação portuguesas.

Keywords


Commentators, Comments, Newscasts, News, Political Corruption

Full Text:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15847/obsOBS11320171026

License URL: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/