Tendências atuais na publicação científica: o português como língua de ciência

Authors

  • Anabela Gradim Universidade da Beira Interior
  • Ricardo Morais Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS10320161016

Keywords:

Information Science, Academic publishing, peer-review, scientific journals, impact factor, indexing

Abstract

A partir de um inquérito lançado junto da comunidade científica nacional, este trabalho examina as mudanças nas culturas de publicação de ciência em Portugal. Modelos estabilizados nas Ciências Naturais, mudança de arquétipo nas Ciências Sociais e Humanidades, que replicam o paradigma das congéneres, compelidas para a publicação em língua inglesa. Avaliam-se as consequências, os aspectos positivos e negativos dessa mutação nas culturas de publicação, ao mesmo tempo que se verifica como a comunidade se mobilizou para a criação de indicadores de avaliação próprios que possam, nas Ciências Sociais e Humanidades, desencorajar o desaparecimento do português como língua de ciência.

Author Biographies

Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior

Anabela Gradim é licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, e doutorou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior com a tese “A dimensão comunicacional da semiótica de Peirce”. Presentemente ensina Jornalismo, Comunicação e Retórica na Faculdade de Artes e Letras da UBI, e é investigadora do Labcom – Laboratório de Comunicação Online – desde a sua fundação.

Ricardo Morais, Universidade da Beira Interior

Docente no Departamento de Comunicação e Artes da UBI

Downloads

Published

2016-11-02

How to Cite

Gradim, A., & Morais, R. (2016). Tendências atuais na publicação científica: o português como língua de ciência. Observatorio (OBS*), 10(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS10320161016

Issue

Section

Articles